PSM Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PSM Portugal

Comunidade de Videogamers
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Arte nos videojogos

Ir para baixo 
AutorMensagem
Ar-de-rocker
Admin
Ar-de-rocker


Mensagens : 358
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 31
Localização : Matosinhos/Custóias

Arte nos videojogos Empty
MensagemAssunto: Arte nos videojogos   Arte nos videojogos Icon_minitimeSáb Fev 20, 2010 9:14 am

Arte nos videojogos Mgs4-50gbbluraycopy


Depois de ter finalmente chegado ao fim duma saga que tem uma história muito melhor que a grande maioria dos livros, filmes e séries que vemos no dia-a-dia, decidi escrever sobre um dos assuntos que mais me dá que pensar e reflectir. Metal Gear Solid impressiona, com a sua imersiva, cativante, complexa, fascinante e emocionante história, superior a do que diria 99% dos filmes que saem no cinema. Não é exagero, só quem nunca jogou este jogo é que desmente. Ou então não lhe prestou minimamente atenção. Um enredo ultra-complexo: cada personagem é diferente, cada uma tem os seus segredos, objectivos, vidas que são contadas e narradas ao longo de cutscenes de maneira a fazer lembrar a 7ª arte. Aliás, é nisso em que Hideo se baseia, fazer aproximar um videojogo o máximo possível ao cinema, notam-se muito bem os melhores traços de Hollywood. No capítulo que joguei hoje, o 4º, diz-se que é o último, foi uma das melhores experiências que tive, tendo-me emocionado no fim, inclusivé. Não é a primeira vez num jogo, mas... é complicado. São raros os filmes que me fazem chorar, 1 em 200 talvez.

Arte nos videojogos Metal-gear-solid-4-guns-of-the-p-1

Infelizmente pouca gente vê este tipo de obras como "arte", mesmo grande parte dos próprios programadores vêm os videojogos como entertenimento. Ora, há jogos que servem para isso como jogos de desporto, corridas, jogos com violência gratuíta (nem todos, óbvio); mas há também um grupo, antigamente muito selecto, de jogos que são sem dúvida peças de arte autênticas, os quais comparo aos melhores filmes, séries e livros. Obras escritas por verdadeiros génios. Metal Gear Solid, Shadow of The Colossus, Indigo Prophecy, Half Life, Ico, Fable, Zone of The Enders, Mirror's Edge, sei lá, a lista continuava MUITO. Com a grande procura, a oferta tende a ser cada vez de maior qualidade, eu próprio vejo grandes dificuldades em acompanhar certos lançamentos pois os jogos são cada vez maiores e mais complicados de jogar, exigem cada vez mais atenção do jogador, o que se torna complicado e por vezes maçador.

Assim como há gente que ouve música comercial e fácil, a maior parte das pessoas que compram uma consola para jogar, não é pela arte mas sim para passar o tempo, e depois dizem que este jogo é melhor que aquele porque se mata mais gajos e tem mais sangue, ou então porque tem mais clubes e tem a finta nova do CR7. E depois defendem com unhas e dentes jogos sem substância, feitos apenas para venda e lucro, assim como as pessoas sem cultura musical defendem um Tony Carreira ou uns D'ZRT. Não os julgo, afinal de contas o mercado dos videojogos sempre serviu para isso, divertimento, entertenimento. E eu próprio os jogo, Fifa, Gran Turismo ou Virtua Tennis hão de fazer parte da minha prateleira para sempre. Mas os tempos mudaram, e os jogos tornaram-se uma forma de arte, uma maneira diferente de a encarar. É preciso que haja mente aberta para o entender, pouca gente a tem, principalmente porque vê os gamers errados, não entendem. Comparo isso aos cépticos em relação à música actual: vêm a MTV e pensam que a actualidade musical não presta, esquecendo completamente outras bandas que possam existir, no Underground e não só, basta perder 15 minutos na net e encontra-se uma panóplia de grandes bandas que ainda o fazem pela arte. É assim, existe muito preconceito contra os gamers, mas ainda tenho esperança que algo mude.
Ir para o topo Ir para baixo
https://psmportugal.forumeiros.com
 
Arte nos videojogos
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
PSM Portugal :: Playstation :: Geral-
Ir para: